Topo

Cinco games retrô em que você pode acabar com os nazistas

16 Bits da Depressão

02/07/2019 08h37

Hoje resolvi separar uma lista bem especial para você que, seja por qualquer motivo, está afim de pegar um joystick e matar alguns nazistas.

Seria uma lista bem grande se incluíssemos títulos de gerações recentes como "Call of Duty", "Battlefield" e "Medal of Honor". Então vamos nos concentrar em nossa especialidade: retrogames.

1 – Wolfenstein 3D

Sem essa de deixar o melhor pro final. Abrimos a lista com o terceiro título de uma robusta franquia iniciada em 1981 e que ainda tem título novo chegando este ano.

"Wolfenstein-3D" proporciona uma experiência semelhante ao clássico "DOOM". A única diferença é que os demônios dão lugar a um exército nazista. Pensando bem, não vejo muita diferença, não.

2 – The Train: Escape to Normandy

Lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "The Train: Escape to Normandy" te coloca na pele de um fugitivo do regime nazista. Nele, o jogador precisa controlar parâmetros operacionais de uma locomotiva a vapor e abater soldados nazistas durante o trajeto.

O jogo pode parecer um pouco monótono para não-entusiastas, mas não é difícil de imaginar sua capacidade de proporcionar uma experiência imersiva em um tempo em que não existiam muitos outros jogos de tiro em primeira pessoa.

3 – Into The Eagle's Nest

Também lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "Into The Eagle's Nest" é um jogo de stealth relativamente parecido com "Metal Gear" e, curiosamente, lançado no mesmo ano.

Não se engane com a tela de título: o gráfico do jogo é bem rudimentar, e a jogatina fica bem monótona conforme o labirinto vai se enchendo de nazistas.

Caso pretenda experimentar, a versão que deixo recomendada é a do Amiga A500, que tem cores mais vibrantes, além de efeitos sonoros e trilha musical menos estridentes.

4 – Rocket Ranger

Se o que você está buscando é socar um nazista, então "Rocket Ranger" é o jogo ideal pra você. E a jogatina não fica apenas no soco. Neste jogo também é possível abrir fogo contra um campo de aparatos antiaéreos e até abater um dirigível nazista.

Os fãs de ficção-científica também irão gostar do jogo já que há até entidades extraterrestres agindo malignamente sob uma União Interplanetária de Fascistas.

A batalha final é um tanto épica e vale a pena ser jogada tanto no port do NES quanto na versão original de Amiga. Pois é, aqui damos um pontinho para a Nintendo por ter lançado um jogo onde é OK socar nazistas.

5 – Bionic Commando

Encerrando a lista temos um daqueles jogos controversos que sofreram censura em suas versões ocidentais. Sim, "Bionic Commando" é mais um jogo da Capcom que precisou ser alterado para evitar polêmicas na terra do Tio Sam.

O jogo se trata de um clássico shooter de plataforma onde o jogador dispõe de power-ups e um gancho utilizado para se movimentar pelas plataformas, bem ao estilo Homem-Aranha. Óbvio que a versão recomendada por mim é a japonesa.

A imagem acima mostra a comparação entre as versões japonesa e americana: a suástica dá lugar a uma ave, o nome Hitler vira Master-D, Nazis viram The Badds e o subtítulo "Hitler Ressurection" é completamente removido.

————–

Esta foi a nossa lista de hoje. Está com o dedo coçando pra matar alguns Nazis? Então boa jogatina. Apenas não esqueça de compartilhar sua experiência com estes jogos aqui conosco.

Sobre o Blog

Diversão, alegria e jogos eletrônicos! Ou decepção, sofrimento e um pouco mais de jogos eletrônicos? O 16 Bits da Depressão vai abordar os assuntos que estão em alta no universo gamer, sempre com muito bom humor e poucos pixels.