Topo

"Num me dirige a palavra": você conhece o meme do "Sonic antissocial"?

16 Bits da Depressão

16/08/2019 08h00

Muitos de vocês, usuários das mídias sociais, já devem ter topado com este "meme" do Sonic pistola antissocial. Como a maioria desconhece sua origem, iremos esclarecê-la e aproveitar a oportunidade para desbravar esta tendência estética e comunicacional.

Vamos começar pelo início? A origem da circulação desta imagem (pasmem) é justamente a 16 Bits da Depressão. Sobre seu contexto, o meme surge na seção de comentários de determinada postagem como um complemento de diálogo entre Sonic e Mario.

Como podemos ver, uma pequena inserção complementar acabou desencadeando uma série de reproduções, feitas das mais variadas formas, sob diversos veículos.

Entre as formas como é reproduzida, talvez a mais difundida atualmente seja como figurinha no aplicativo whatsapp. 

Só que não para por aí. Também a vemos circulando em produtos comercializados, cartazes de utilidade pública e até mesmo como tatuagem!

A própria frase acabou virando bordão comunitário no Twitter, sendo utilizada em massa após sua publicação original em 2017.

Desde então, notamos o surgimento de uma estética peculiarmente semelhante e análogo ao "shitpost". Que, para quem ainda não conhece, trata-se de uma categoria de conteúdo deliberadamente desprovido de sentido, em baixa qualidade, muitas vezes apresentando desconexão entre um pequeno texto de caráter mundano e a imagem, quase como uma ode ao ridículo ou ao aleatório.

A descrição pode até parecer desdenhosa, o que seria um equívoco já que boa parte deste material se apresenta auto depreciativamente e ainda carrega um público engajado por entretenimento barato, comigo incluso. Como notório seguidor, destaco os perfis das páginas Personagens de games dando conselhos importantes sobre a vida , Macintosh 1984 e Bad Vibe Memes , que constantemente apresentam figuras bem semelhantes ao nosso Sonic esbravejador.

As peculiaridades destes materiais e as dimensões da comunidade envolvida fazem ponderar sobre uma tendência comunicacional da cibercultura, derivada dos memes, que vai além de um nicho cultural e mercadológico.  Um fenômeno espontâneo, transbordado em uma enxurrada de informações carregadas pelas espetaculizações midiáticas, demonstrando um sentimento de fadiga contra o culto e o belo, e que é abraçado por uma contracultura cibernética – perfeitamente sintetizado pelo "mano, não me dirige a palavra não. Faz favor.".

Sobre o Blog

Diversão, alegria e jogos eletrônicos! Ou decepção, sofrimento e um pouco mais de jogos eletrônicos? O 16 Bits da Depressão vai abordar os assuntos que estão em alta no universo gamer, sempre com muito bom humor e poucos pixels.