Topo

No aniversário do Rei do Pop, relembre os games de Michael Jackson

16 Bits da Depressão

29/08/2019 13h53

Essa semana foi agitada para amantes de retro games. A Disney anunciou uma coletânia com versões remasterizadas de 'Rei Leão" e "Aladdin" para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC. "Blasphemeous" liberou uma versão de demonstração na Steam revelando um jogo muito mais profundo que apenas um "Dark Souls de plataforma". "Monster Rancher" de Playstation 1 será lançado no Switch e a Yacht Club Games revelou um magnífico trailer da continuação de "Shovel Knight". 

Entre todos estes tópicos da semana, como fã extremamente entusiasta, não posso deixar de mencionar que nesta quinta-feira (29) seria o 61º aniversário de uma das lendas da música mundial: Michael Jackson.

"Ora, mas o que Michael Jackson tem a ver com video games?" – Tudo!

Abaixo destaco algumas passagens junto com outra grande entusiasta de jogos antigos e do nosso querido rei do pop, a Sora da Central Pandora.

A trajetória de Michael Jackson nos Jogos

Michael Jackson's Moonwalker

Ao ler esse nome, muitos leitores certamente vão se lembrar de Michael Jackson's Moonwalker do Mega Drive. Mas esse título engloba uma série de jogos, baseados no seu filme Moonwalker de 1988.

Todos eles contam com uma trama parecida, com o Rei do Pop salvando as crianças que foram raptadas pelo vilão Mr. Big. A grande diferença entre as versões do jogo fica por conta do gameplay.

O primeiro jogo desenvolvido pela Emerald Software Ltd e American Keypunch Software, e lançado para computadores domésticos, era bem simples.

Michael Jackson's Moonwalker para Amiga

Ele tinha quatro fases diferentes, sendo a primeira e a segunda labirintos com visão de cima. A terceira fase, inspirada no clipe de Smooth Criminal era um side scroller. E na quarta e última o jogador se transformava em um robô para atirar nos inimigos.

Parceria com a Sega

Nessa mesma época, a Sega estava querendo associar os maiores nomes da cultura pop aos seus consoles para aumentar as vendas. E Michael Jackson, que estava sob holofotes, seria a pessoa perfeita para isso.

Foi aí que surgiu a versão de arcade de Michael Jackson's Moonwalker. Desenvolvido pela Sega, o jogo para fliperamas é um beat'em up no qual o Rei do Pop ataca os inimigos usando poderes mágicos.

A máquina tinha suporte para até três jogadores, cada um controlando um Michael de cor diferente.

Já o Michael Jackson's Moonwalker lançado para Mega Drive e Master System seguiu com um gameplay de plataforma 2D, mas que não perde nada para a versão de arcade. Inclusive, esta é a mais popular entre as aparições de Michael Jackson nos jogos.

Em ambos os jogos, temos versões sintetizadas de grandes sucessos do Rei do Pop como Smooth Criminal, Beat It, Bad e Billie Jean. Além de poder percorrer localidades dos clipes e do filme realizando vários movimentos clássicos de Michael, incluindo até mesmo o clássico "moonwalk".

Trilha Sonora de Sonic 3

Quando se fala em Michael Jackson e Sega, outro fato muito conhecido foi a sua contribuição na trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3. Apesar de nunca ter sido creditada, a participação de Michael na trilha sonora jogo foi confirmada anos depois pelo amigo e parceiro musical Brad Buxer.

Não se sabe exatamente o que aconteceu para a saída dele do projeto e o quanto do seu trabalho foi usado na versão final. Alguns rumores apontam que ele saiu por causa dos escândalos em que se envolveu na época, enquanto outros dizem que foi porque ele estava insatisfeito com a qualidade do som do console.

Participações mais do que Especiais

Por ser uma das figuras mais populares da cultura pop, Michael Jackson teve inúmeras aparições e participações especiais em jogos. Até mesmo o mobile Plants vs. Zombies prestou uma homenagem ao cantor, com um zumbi que vem dançando vestido com o seu icônico visual de Thriller.

Mas existem duas participações de Michael em jogos que se tornaram bastante notáveis. A primeira delas foi como boxeador no jogo Ready 2 Rumble Boxing: Round 2. O maluco jogo de boxe lançado para Dreamcast, Nintendo 64, PlayStation, PlayStation 2 e Game Boy Advance, tinha vários personagens um tanto inusitados, incluindo Bill e Hillary Clinton e Shaquille O'Neal.

E Michael aparece como um boxeador secreto, dublado por ele mesmo. Como não poderia deixar de ser, o boxeador tem movimentos baseados nas icônicas coreografias do cantor. Dizem até que ele fez a captura de movimentos e fotografias digitais para o personagem.

Space Michael – Michael Jackson em Space Channel 5

Outra participação bastante notável de Michael Jackson nos jogos foi na franquia Space Channel 5. No primeiro jogo, o personagem Space Michael teve uma aparição surpresa na quarta missão como um aliado da protagonista Ulala.

E depois ele ainda retorna em Space Channel 5: Part 2, com uma participação ainda maior para o deleite dos fãs.

O personagem de Michael tem o visual futurista baseado no clipe Scream, que o cantor gravou junto com a sua irmã, Janet Jackson.

Segundo alguns rumores, foi o próprio Michael Jackson que foi atrás da Sega para expressar o seu interesse em participar de Space Channel 5. Mas como o jogo já estava quase pronto, o seu personagem teve apenas uma rápida aparição no primeiro.

Michael Jackson: The Experience

No fim, o único jogo que Michael Jackson protagonizou em vida foi Moonwalker. Lançado em 2010, um ano após a morte o cantor, Michael Jackson: The Experience é um jogo de dança desenvolvido e publicado pela Ubisoft e Triumph International que traz um tributo à sua carreira.

Ele foi lançado inicialmente para Wii, Nintendo DS e PlayStation Portable e depois portado para várias outras plataformas. E as suas vendas foram um grande sucesso. Quem adquiriu "Michael Jackson: The Experience" na pré-venda ganhou até uma réplica da famosa luva usada pelo artista.

Este é um jogo de dança nos moldes de "Just Dance" que conta com os maiores sucessos do Rei do Pop. Ele tem em sua biblioteca vários sucessos de Michael Jackson, levando os jogadores por diversas décadas de clipes e músicas marcantes.

Essas foram as principais participações de Michael Jackson nos jogos até então. Resta-nos torcer para que seu legado musical continue proliferando pelos games de hoje. Quem ai não gostaria de pilotar aquela máquina pelas ruas de "Cyberpunk 2077" ouvindo uma versão alternativa de "Beat it"?

Sobre o Blog

Diversão, alegria e jogos eletrônicos! Ou decepção, sofrimento e um pouco mais de jogos eletrônicos? O 16 Bits da Depressão vai abordar os assuntos que estão em alta no universo gamer, sempre com muito bom humor e poucos pixels.