Cinco games retrô em que você pode acabar com os nazistas
Hoje resolvi separar uma lista bem especial para você que, seja por qualquer motivo, está afim de pegar um joystick e matar alguns nazistas.
Seria uma lista bem grande se incluíssemos títulos de gerações recentes como "Call of Duty", "Battlefield" e "Medal of Honor". Então vamos nos concentrar em nossa especialidade: retrogames.
1 – Wolfenstein 3D
Sem essa de deixar o melhor pro final. Abrimos a lista com o terceiro título de uma robusta franquia iniciada em 1981 e que ainda tem título novo chegando este ano.
"Wolfenstein-3D" proporciona uma experiência semelhante ao clássico "DOOM". A única diferença é que os demônios dão lugar a um exército nazista. Pensando bem, não vejo muita diferença, não.
2 – The Train: Escape to Normandy
Lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "The Train: Escape to Normandy" te coloca na pele de um fugitivo do regime nazista. Nele, o jogador precisa controlar parâmetros operacionais de uma locomotiva a vapor e abater soldados nazistas durante o trajeto.
O jogo pode parecer um pouco monótono para não-entusiastas, mas não é difícil de imaginar sua capacidade de proporcionar uma experiência imersiva em um tempo em que não existiam muitos outros jogos de tiro em primeira pessoa.
3 – Into The Eagle's Nest
Também lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "Into The Eagle's Nest" é um jogo de stealth relativamente parecido com "Metal Gear" e, curiosamente, lançado no mesmo ano.
Não se engane com a tela de título: o gráfico do jogo é bem rudimentar, e a jogatina fica bem monótona conforme o labirinto vai se enchendo de nazistas.
Caso pretenda experimentar, a versão que deixo recomendada é a do Amiga A500, que tem cores mais vibrantes, além de efeitos sonoros e trilha musical menos estridentes.
4 – Rocket Ranger
Se o que você está buscando é socar um nazista, então "Rocket Ranger" é o jogo ideal pra você. E a jogatina não fica apenas no soco. Neste jogo também é possível abrir fogo contra um campo de aparatos antiaéreos e até abater um dirigível nazista.
Os fãs de ficção-científica também irão gostar do jogo já que há até entidades extraterrestres agindo malignamente sob uma União Interplanetária de Fascistas.
A batalha final é um tanto épica e vale a pena ser jogada tanto no port do NES quanto na versão original de Amiga. Pois é, aqui damos um pontinho para a Nintendo por ter lançado um jogo onde é OK socar nazistas.
5 – Bionic Commando
Encerrando a lista temos um daqueles jogos controversos que sofreram censura em suas versões ocidentais. Sim, "Bionic Commando" é mais um jogo da Capcom que precisou ser alterado para evitar polêmicas na terra do Tio Sam.
O jogo se trata de um clássico shooter de plataforma onde o jogador dispõe de power-ups e um gancho utilizado para se movimentar pelas plataformas, bem ao estilo Homem-Aranha. Óbvio que a versão recomendada por mim é a japonesa.
A imagem acima mostra a comparação entre as versões japonesa e americana: a suástica dá lugar a uma ave, o nome Hitler vira Master-D, Nazis viram The Badds e o subtítulo "Hitler Ressurection" é completamente removido.
————–
Esta foi a nossa lista de hoje. Está com o dedo coçando pra matar alguns Nazis? Então boa jogatina. Apenas não esqueça de compartilhar sua experiência com estes jogos aqui conosco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.