Topo

Comunidade retrô faz maratona beneficente no combate ao coronavírus

16 Bits da Depressão

12/05/2020 09h50

Dessa vez não foi preciso dar pause nos games para fazer o bem ao próximo. Parte da comunidade de criadores de conteúdo retrogamer se reuniu em uma iniciativa beneficente para arrecadar fundos para a CUFA, ONG que está empenhada em ajudar comunidades carentes no combate à Covid-19.

A ideia partiu do nosso querido Junião, um dos frontmans do Minicastle.org que decidiu se unir a mais doze canais em uma maratona de lives que durou 26 horas ao longo de dois dias.

Ao todo, foram arrecadados pouco mais de R$ 4.200,00,  que certamente ajudarão bastante a quem mais precisa. Lembrando que nunca é tarde para ajudar: você pode fazer sua doação para a CUFA diretamente do aplicativo PicPay; ou então pode ajudar através de outra instituição, o que vale é ajudar o próximo.

Abaixo você confere a lista de canais que participaram dessa iniciativa a convite do Junião e também um depoimento exclusivo de cada um deles contando como foi a experiência nessa iniciativa. Rolaram vários jogos retrô, do ATARI ao Super Nintendo, com direito a uma levadinha de Dark Souls, então fica o convite para você acompanhar um pouco do que rolou e se inscrever nos canais que gostar.

1 – Canal Máscara Nerd

"Essa maratona serviu não somente para ajudar as pessoas mais necessitadas em função da crise da COVID-19 mas mostrar também que os gamers são unidos. Ainda vemos preconceito com relação aos games, mas cada ano que passa mostramos o nosso valor ajudando as pessoas, gerando empregos, visibilidade nos e-sports e assim não paramos de crescer. Vejo muitos gamers desunidos com questões de rivalidade entre Sony, Microsoft e Nintendo. Isso é muito ruim e acabam se esquecendo do mais importante: divertimento, não importando o tipo de console. A maratona mostrou que podemos, através dos games, construir um mundo melhor e que podemos nos unir por qualquer causa beneficente. "

2 – Cosmic Effect

"Junião encabeçou uma turma cheia de boas intenções e eu fiquei feliz de fazer parte do time. Desde já estou a postos para uma próxima maratona dessas que o mestre Junião nos propor para ajudar a turma que mais necessita."

3 – Sega Retro BR

"Me senti bastante honrado de poder participar dessa maratona beneficente, principalmente num momento tão crítico como o que estamos vivendo. Como é bom poder entreter as pessoas podendo fazer aquilo que gostamos, e ainda transformarmos isso em oportunidade para ajudar o próximo. Agradeço muito ao Minicastle pelo convite, e espero que seja só a primeira de muitas oportunidades como essa!"

 

 

 

4 – DigPlay

"A maratona de lives beneficentes organizada pelo Junião foi incrível. Um sentimento muito gostoso de união e ajuda ao próximo. Importante para quem precisa nesse momento crítico e também para mostrar que a comunidade gamer em sua maioria é do bem."

 

 

 

 

5 – Rockman Plays

"Foi um grande fim de semana. Acredito que todos tenham tido uma sensação gratificante em ver todo o nosso público engajado na ideia de poder ajudar o próximo. Fiquei feliz em poder ter participado dessa bela campanha."

 

 

 

 

6 – Bate-Papo Nintendo

"Incrivelmente, as pessoas que normalmente acompanham as transmissões ficam ainda mais engajadas e participativas em eventos beneficentes. É extremamente gratificante a sensação toda vez que uma doação aparecia na tela."

 

 

 

 

 

7 – Defenestrando Jogos

"Fazer live não é uma novidade, pelo menos pra mim, mas participar de uma campanha beneficente já não é todo dia. E de bom grado eu sempre me doei para essas causas, perdi meu pai e minha mãe para o câncer e já realizei lives com doações para algumas instituições que combatem essa doença, então ajudar o próximo deveria ser dever de todos. Mas não é algo que também me faz me sentir superior, não é algo que fazemos para ter fama ou visibilidade, acredito que tem coisas que tem que ser feitas e pronto. Então sempre será uma enorme satisfação participar de causas como essas, meu canal e minha pessoa sempre vão estar à disposição para essa tarefa." 

 

 

 

 

8 – Minicastle

"Quando eu comecei a convidar os amigos para essa maratona de lives beneficentes, eu não imaginei que o engajamento seria tão grande, por parte dos próprios criadores de conteúdo e também pela comunidade em si. Fiquei muito feliz e positivamente surpreso com a quantidade de pessoas assistindo e compartilhando as lives. O valor que foi arrecadado também foi muito acima da expectativa. Fiquei muito feliz e satisfeito com o resultado. Me deixou orgulhoso e super feliz por tudo que fizemos. Foi uma sensação de dever cumprido, fico sinceramente agradecido a todos que participaram de alguma forma. Estão todos de parabéns!"

 

 

 

 

 

9 – Kogumelo Play

"Foi um prazer inenarrável participar dessa maratona beneficente. Ninguém sozinho vai conseguir acabar com os problemas do mundo, mas o pouquinho que cada um de nós fez, tenho certeza que ajudou muitas pessoas, principalmente nessa época tão complicada que o mundo está passando. Feliz demais em poder fazer o bem." 

 

 

 

 

 

 

10 – VideoGame LifeStyle

"O videogame une corações e presta boas ações, e nesta pandemia que passamos, nada poderia ser mais humano do que ajudar a quem mais precisa."

 

 

 

 

 

11 – Retrozera

"Foi emocionante participar dessa maratona beneficente, cada doação durante a live era uma conquista, e o melhor ainda é saber que existem pessoas que estão dispostas a ajudar o próximo."

 

 

 

 

 

12 – Ramone

 

13 – 16 Bits da Depressão

Para mim foi uma honra poder encerrar essa maratona que reuniu excelentes criadores de conteúdo em prol do bem ao próximo, especialmente em tempos tão difíceis onde a união faz a diferença. Espero que essa iniciativa seja a primeira de muitas outras e que também estimule outros a colaborar com os mais necessitados.

Obrigado ao grandioso Junião por ter levantado essa bola, e obrigado à equipe do UOL START por chegar junto na divulgação da maratona.

Sobre o Blog

Diversão, alegria e jogos eletrônicos! Ou decepção, sofrimento e um pouco mais de jogos eletrônicos? O 16 Bits da Depressão vai abordar os assuntos que estão em alta no universo gamer, sempre com muito bom humor e poucos pixels.