Cinco games retrô em que você pode acabar com os nazistas
16 Bits da Depressão
02/07/2019 08h37
Hoje resolvi separar uma lista bem especial para você que, seja por qualquer motivo, está afim de pegar um joystick e matar alguns nazistas.
Seria uma lista bem grande se incluíssemos títulos de gerações recentes como "Call of Duty", "Battlefield" e "Medal of Honor". Então vamos nos concentrar em nossa especialidade: retrogames.
1 – Wolfenstein 3D
Sem essa de deixar o melhor pro final. Abrimos a lista com o terceiro título de uma robusta franquia iniciada em 1981 e que ainda tem título novo chegando este ano.
"Wolfenstein-3D" proporciona uma experiência semelhante ao clássico "DOOM". A única diferença é que os demônios dão lugar a um exército nazista. Pensando bem, não vejo muita diferença, não.
2 – The Train: Escape to Normandy
Lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "The Train: Escape to Normandy" te coloca na pele de um fugitivo do regime nazista. Nele, o jogador precisa controlar parâmetros operacionais de uma locomotiva a vapor e abater soldados nazistas durante o trajeto.
O jogo pode parecer um pouco monótono para não-entusiastas, mas não é difícil de imaginar sua capacidade de proporcionar uma experiência imersiva em um tempo em que não existiam muitos outros jogos de tiro em primeira pessoa.
3 – Into The Eagle's Nest
Também lançado em 1987 para os principais computadores caseiros da época, "Into The Eagle's Nest" é um jogo de stealth relativamente parecido com "Metal Gear" e, curiosamente, lançado no mesmo ano.
Não se engane com a tela de título: o gráfico do jogo é bem rudimentar, e a jogatina fica bem monótona conforme o labirinto vai se enchendo de nazistas.
Caso pretenda experimentar, a versão que deixo recomendada é a do Amiga A500, que tem cores mais vibrantes, além de efeitos sonoros e trilha musical menos estridentes.
4 – Rocket Ranger
Se o que você está buscando é socar um nazista, então "Rocket Ranger" é o jogo ideal pra você. E a jogatina não fica apenas no soco. Neste jogo também é possível abrir fogo contra um campo de aparatos antiaéreos e até abater um dirigível nazista.
Os fãs de ficção-científica também irão gostar do jogo já que há até entidades extraterrestres agindo malignamente sob uma União Interplanetária de Fascistas.
A batalha final é um tanto épica e vale a pena ser jogada tanto no port do NES quanto na versão original de Amiga. Pois é, aqui damos um pontinho para a Nintendo por ter lançado um jogo onde é OK socar nazistas.
5 – Bionic Commando
Encerrando a lista temos um daqueles jogos controversos que sofreram censura em suas versões ocidentais. Sim, "Bionic Commando" é mais um jogo da Capcom que precisou ser alterado para evitar polêmicas na terra do Tio Sam.
O jogo se trata de um clássico shooter de plataforma onde o jogador dispõe de power-ups e um gancho utilizado para se movimentar pelas plataformas, bem ao estilo Homem-Aranha. Óbvio que a versão recomendada por mim é a japonesa.
A imagem acima mostra a comparação entre as versões japonesa e americana: a suástica dá lugar a uma ave, o nome Hitler vira Master-D, Nazis viram The Badds e o subtítulo "Hitler Ressurection" é completamente removido.
————–
Esta foi a nossa lista de hoje. Está com o dedo coçando pra matar alguns Nazis? Então boa jogatina. Apenas não esqueça de compartilhar sua experiência com estes jogos aqui conosco.
Sobre o Blog
Diversão, alegria e jogos eletrônicos! Ou decepção, sofrimento e um pouco mais de jogos eletrônicos? O 16 Bits da Depressão vai abordar os assuntos que estão em alta no universo gamer, sempre com muito bom humor e poucos pixels.